(21) 2238-4544 | (21) 98802-0384 | (21) 99825-7416

Muito mais do que ser fonte de energia para locais que dependem da eletricidade para funcionar sem prejuízos, como hospitais e mercados, os geradores são essenciais em caso de imprevistos durante eventos. Casamentos, exposições, shows, jogos de futebol, feiras de rua e muitos outros momentos devem contar com um equipamento como esse para dar seguimento às atividades de forma segura em caso de emergência.

Imagine o casal de noivos em um dos dias mais importantes de suas vidas no escuro com todos os seus convidados presentes. Com certeza eles ficarão muito frustrados com o fornecedor contratado. É por isso que quem administra espaços como salões, casa de shows ou galerias precisa conhecer a necessidade dos geradores usados para eventos para que tudo seja um sucesso.

Para que o gerador esteja preparado para suportar a alta demanda de potência elétrica ou a perda total de energia, é preciso saber escolher. A decisão do melhor gerador para diferentes tipos de eventos envolve questões relacionadas à potência, ao espaço ocupado e ao tamanho do local. Também é preciso saber que o tamanho do gerador interfere na distribuição de energia, o que quer dizer que, em caso de grandes eventos, geradores pequenos não serão as melhores fontes de energia para a situação. Confira outras dicas para escolher geradores para eventos:

POTÊNCIA

Para quem precisa do equipamento nos eventos, é fundamental saber que a potência do gerador não está relacionada à quantidade de pessoas que estará presente no local. O que deve ser levado em conta, na verdade, é quanto de energia será consumido. Para saber disso, é necessário fazer perguntas básicas, como: qual será o equipamento de som utilizado? Terá DJ ou banda? E a iluminação, como será feita?

Algumas empresas de iluminação e sonorização já informam qual o tipo de gerador e a potência mais indicada para a utilização dos equipamentos no evento. Geradores de eventos geralmente possuem energia de 370 a 500 KVA. No entanto, boas empresas de geradores fornecem engenheiros elétricos responsáveis por realizar um estudo do local e dos equipamentos a serem utilizados, indicando o melhor produto para cada caso.

ESPAÇO

Se o número de pessoas não interfere na potência dos geradores, com o tamanho do espaço, a situação é diferente. Quanto mais potente é o gerador, mais espaço ele precisa, tanto por questões físicas quanto de segurança. Por isto, é importante verificar se o local do evento possui um espaço adequado para instalar o gerador.

Em muitos casos é comum que o gerador fique exposto aos olhos dos participantes do evento. Daí a importância de verificar se o gerador está conservado, sem ferrugens, arranhões ou outros marcas que podem indicar a necessidade de uma manutenção. Muito mais importante que o fator estético, geradores em mal estado de conservação podem afetar a credibilidade dos organizadores do evento e comprometer o uso. Por isso, certificar que a manutenção do gerador está em dia, bem como verificar o nível de ruído para que o barulho do equipamento não afete o evento em andamento são atitudes essenciais.

SUPRIMENTO

Um gerador pode suprir diferentes necessidades: alguns garantem apenas a parte dos equipamentos de luz e sonorização, outros garantes a continuidade de todo o evento, desde que seja compatível com a necessidade energética de cada momento. Por isto, ao escolher o equipamento para o evento, é preciso deixar claro para a empresa responsável quais são as necessidades. Converse também sobre a possibilidade de manter um gerador de reserva, especialmente para grandes eventos.

GERADOR EM STAND-BY OU EM PLENO FUNCIONAMENTO

Em alguns casos o gerador é usado no modo stand-by. Desta forma, ele funciona como uma “saída de emergência”, portanto se houver falta de energia, o equipamento é acionado.  Isso significa que seu evento ficará alguns minutos totalmente sem luz, o que pode gerar alguns inconvenientes. No entanto, um gerador em pleno funcionamento irá segurar o aumento ou as quedas de energias que ocorram, garantindo luz durante todo o evento.

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

As condições ambientais como temperatura, altitude e cenário onde o gerador será instalado também são importantes para o bom funcionamento do equipamento e a segurança dos participantes. É importante saber previamente se o gerador funcionará em local inclinado, de difícil acesso ou em ambientes fechados com pouca circulação de ar, para que a equipe de instalação vá preparada.

Ambientes fechados prejudicam a troca de calor e podem incomodar as pessoas que circulam pelo local, devido ao monóxido de carbono emitido pelo motor. Esse gás, se inalado sem as proteções de segurança vigentes, pode ser letal.

COMPRAR OU ALUGAR?

A locação de geradores é a opção mais viável quando não é preciso usá-lo por um longo período de tempo. A decisão gera economia e praticidade, pois o equipamento não é muito barato e precisará de um espaço fixo e adequado. Ainda, eventos diferentes exigem diferentes potências energéticas, já quem em alguns casos eles serão usados apenas para iluminação e, em outros, para toda a demanda. Se o fornecedor optar pela compra de um gerador, é preciso avaliar muito bem o custo e o melhor tamanho para que possa dar conta da maioria das situações sem providenciar um gerador extra. Também será necessário contabilizar os valores para a manutenção e o gasto com o transporte do gerador até o local de instalação.

 

Confira a matéria completa: http://www.businessreviewbrasil.com.br/assuntodedinheiro/2070/Geradores-para-eventos-como-escolher

2017-08-28T14:57:35+00:00